21 de janeiro de 2013

Les Misérables

Sábado foi dia de ver este clássico no cinema. Um filme duro, a verdade nua e crua das ruas de França em plena Revolução Francesa. A miséria e a riqueza tão perto e tão longe numa só cidade. A vida frágil nas ruas, ora por fome, ora por doenças...A necessidade levada ao extremo. Os mal entendidos que levam a fatalidades. As injustiças cometidas e as repetidas vinganças. O pagamento de uma promessa que muda duas vidas para sempre. 

Saber que as músicas foram todas cantadas on set e não gravadas e cantadas posteriormente em playback, como na maior parte dos musicais, arrepiou-me. Assistir a choros compulsivos enquanto não se falhava uma nota emocionou-me. As palavras ditas ao som de uma música e a velocidade com que nos tocam directamente no coração é algo que não consigo explicar.

Palminhas para o Sr. Hugh Jackman e para o Sr. Russell Crowe, que não sabia que cantavam tão bem. 

Anne Hathaway no seu melhor! A sua voz angelical e a dureza com que encarou esta personagem foi fantástico!

Eddie Redmayne: confesso que só tinha visto um filme dele. Ainda assim considero que teve uma grande prestação e é de facto um grande actor/cantor.

Helena Bonham Carter: papel cómico, nada a dizer.

Sacha Baron Cohen: confesso que assim que o vi pensei "nenhum filme pode ser sério com este gajo", mas a verdade é que pode. A sua personagem faz parelha com a da colega Helena Bonham Carter e de facto conseguiram transmitir a mensagem. Diria que foi quase uma lufada de ar fresco no peso deste filme.

Samantha Barks: não conhecia mas acho que tem uma voz excepcional. A sua personagem é uma verdadeira surpresa e dá a sua prova de amor, mesmo não sendo este amor correspondido. 

Amanda Seyfried: um anjo na terra. Esta rapariga é uma coisa de outro mundo. A voz dela é algo que me transcende...

Um conselho, vejam este filme no cinema. 

Poster de «Os Miseráveis II)»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aceitam-se sugestões